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Category Archives: Fashion Business

Inicia-se hoje o 13º Fashion Business

A 13ª edição do Fashion Business começou com grandes novidades, de 13 a 16 de janeiro, na Marina da glória Rio de Janeiro.

No Espaço Internacional, uma vitrine de grandes marcas para ampliar a inserção internacional da moda brasileira, reforçada pela presença da Fedex, gigante mundial de entrega rápida de mercadorias e novo patrocinador. A entrada da bolsa de negócios, agora comum ao Fashion Business e Fashion Rio, também dará acesso ao Salão Multiuso – onde acontecem os desfiles técnicos e palestras -, que passou a ocupar área fora da tenda, ampliado em 100 lugares. As novidades reforçam o papel estratégico do evento na geração de negócios e na integração da cadeia de moda brasileira.

O tema da edição, Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro, ganhou cenografia especial de Ricardo Nauenberg, inspirada no bairro boêmio da Lapa. Na entrada um conjunto de 12 cilindros criados pelo designer André Weller apresentará os projetos do Sistema Firjan. Entre eles, as ações do Senai Moda, o Projeto de Design, em parceria com o Senai DN (Departamento Nacional), com foco em moda, móveis e calçados e a sensibilização dos jovens para profissões ligadas às diversas etapas da cadeia da moda brasileira. O Portal Senai exibirá a edição digitalizada do Caderno Perfil, com tendências para a moda primavera-verão 2009/10 produzida pelo Senai Moda, que apresentará ainda as ações sociais do Projeto Arte Indústria.

A FedEx, maior empresa global de entrega rápida de mercadorias e novo patrocinador do Fashion Business, divulgará aos lojistas e compradores nacionais e internacionais todas as suas opções de logística para entrega de mercadorias no mercado global da moda como a premiada nadadora Fabíola Molina, com sua linda de roupas de banho e fitness; além dos exemplos internacionais Ashley Isham, da Singapore Fashion Week, e Manish Arora, da Deli Fashion Week, na Índia. Cada um desfila 20 looks.

O BNDES apresentará as facilidades do Cartão BNDES, que permite até o financiamento, a juros baixos, de todos os insumos utilizados para o atendimento das encomendas, além das linhas de crédito para compra de máquinas, equipamentos e ampliação de instalações. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio Exterior, vai procurar incutir nos criadores e empresários da moda a necessidade de proteger suas marcas, bem como de cuidar do registro do design de suas coleções.

Criado em janeiro de 2008, o salão Multiuso do Fashion Business, que serve de palco aos desfiles técnicos e às palestras, teve um crescimento à altura do seu sucesso: aumentou 77% de 450 para 800 metros quadrados. Com isso, aumentou sua capacidade de 200 para 300 pessoas. Seis grifes pisarão a passarela apresentando sua coleção outono-inverno para compradores multimarcas nacionais e internacionais. As tendências para a primavera-verão 2009/10 serão apresentadas por especialistas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), do Sistema Firjan – Senai Moda e do WGSN, o Principal site internacional de estilo. Além de palestra de técnicos do INPI – Instituto Nacional de Propriedade industrial.

Confira a programação do Fashion Business

13/01/2009

15:00h Desfile Vivaz
17:00h Desfile Squadro

14/01/2009
11:00h SENAI Moda: Palestra Preview verão 09/10-Palestrante:equipe SENAI Moda e participação especial de Carol Fernandes.
12:00h Desfile Cholet
15:00h Desfile L´etage
17:00h Desfile Aghata

15/01/2009
10:30hWGSN: Direção de tendência para primavera/verão 2010-Palestrante Sally Lohan, WGSN Head of West Coast Content
14:00h ABIT – Painel de informação sobre os principais lançamentos femininos para a Primavera/Verão 2009/2010
17:00h Desfile PAPP

16/01/2009
10:30h Palestra BNDS
12:00h Desfile Fedex
17:00h Coletiva de Imprensa

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