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Category Archives: Fashion Business

Rio-à-porter

 No dia 09 de setembro foram apresentadas no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, as novidades do Rio-à-Porter, o novo salão de negócios de moda e design integrado ao Fashion Rio. O evento terá sua primeira edição entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2010, no Píer Mauá e será realizado paralelamente aos desfiles da semana de moda. Mais de 150 expositores de todo o Brasil apresentarão as coleções Inverno 2010 de moda feminina, masculina, infantil, sustentável, beachwear e acessórios, para compradores do Brasil e do exterior.

Paulo Borges, que também é o diretor criativo do Rio-à-porter, falou sobre a estrutura e o padrão de qualidade do evento, que seguirá a mesma identidade do Fashion Rio. “Com o Rio-à-Porter, nós revalidamos nosso compromisso de integração da moda. É mais uma costura no caminho de um processo maduro, sério e focado em crescimento”.

Evandro Peçanha, diretor do Sebrae/RJ, ressaltou a importância do salão de negócios para o crescimento das micro e pequenas empresas. Já Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT, reiterou que “poucas indústrias tem tanta capacidade de geração de postos de trabalho como a indústria têxtil brasileira”.

Todos já sabiam que um novo salão de negócios iria ser criado, principalmente depois de toda tensão que ficou no ar na ultima edição do Fashion Rio e Business, a grande novidade mesmo ficou por conta da parceria entre o Grupo Luminosidade e a Francal Feiras. “O Rio de Janeiro tem vocação para eventos e ficamos muitos felizes em aportar na cidade, trazendo oportunidade de negócios”, afirmou Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal.

Com isso duas das principais empresas de eventos do país estão unindo sua experiência no mercado de moda. A Luminosidade – responsável pelos mais importantes eventos de moda do país, como o SPFW e o Fashion Rio – e a Francal Feiras, promotora da mais importante feira de calçados e acessórios de moda das Américas.

A realização do Rio-à-Porter faz parte do contrato de licenciamento firmado entre o Sistema FIRJAN e a Inbrands, em abril de 2009.  O evento conta com o apoio de ABIT, Sebrae, TexBrasil, Apex-Brasil, Abest, Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Francal Eventos

Hairstylists internacionais participam do Oi Fashion Rocks

Os hairstylists mais badalados das passarelas internacionais serão os responsáveis pelo estilo das modelos que desfilarão no Oi Fashion Rocks, que acontece no dia 24 de outubro, no Jockey Club do Rio de Janeiro. Vindos dos principais centros mundiais da moda – Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, Los Angeles e São Paulo – os profissionais são destaque em suas especialidades. Entre os nomes estão Teddy Charles, queridinho do mundo fashion e figura carimbada nas semanas de moda da Europa; Yuko Yamashita, criadora da escova definitiva; e o brasileiro Mauro Freire.

Os três assinam os looks das modelos que apresentarão as novas coleções de Marc Jacobs, Versace, Givenchy, Calvin Klein Collection, Lino Villaventura, André Lima, Lenny e Alexandre Herchcovitch. E quem traz os hairstylists para o Brasil é a Seda, da Unilever. A marca acaba de adquirir a cota de apresentação do Oi Fashion Rocks.

Sobre o Oi Fashion Rocks

Conhecido por reunir tops da moda e da música em um único local, o Oi Fashion Rocks, um dos eventos mais famosos da Europa e dos Estados Unidos, será realizado pela primeira vez em um país da América Latina. A versão brasileira acontece nos dias 23 (workshops e jantar) e 24 de outubro (show), respectivamente, no Copacabana Palace e no Jockey Club do Rio de Janeiro.

Com mais de cinco edições realizadas mundo afora, o Oi Fashion Rocks é um sucesso nos Estados Unidos e Europa. Na versão brasileira, o evento será realizado exibindo quatro estilistas internacionais, desfilando simultaneamente com quatro grandes bandas internacionais. O line-up traz também quatro estilistas nacionais que sobem ao palco com quatro bandas nacionais.

O Oi Fashion Rocks ocupará uma área de 10.200 m², no Jockey Club do Rio de Janeiro. Em seus 77 anos de história, esta será a primeira vez que vai ser construída no local uma estrutura de arena, localizada na Pista do Prado (área central). A venda de ingressos está sendo realizada através do site oficial do evento:www.oifashionrocks.com.br

Fonte: Maquina Comunicação

Começa Fashion Business e o Fashion Rio segue seu terceiro dia de desfiles.

A abertura do Fashion Business foi marcada pela assinatura do convênio pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O objetivo do convênio é a melhoria do funcionamento do Arranjo Produtivo Local (APL) de São Cristovão, que reúne mais de 300 empresas do setor de moda.

A bolsa de negócios contou com os desfiles para compradores das marcas VIVAZ, FAVEN e SQUADRO.

FASHION RIO – RESUMO DO DIA

No projeto novos estilistas, a primeira marca a desfilar foi a Kooulture com uma coleção inspirada na própria retrospectiva de vida da estilista, Daniela Conolly, que com sua caixa de retalhos brincou com as texturas dos tecidos e criou estampas com os bordados em paetê. Destaque para a saruel de paetê e os vestidos de malha de fibra de bambu.

O segundo desfile foi das Filhas de Gaia, que trouxe uma celebridade das passarelas, a modelo Letícia Birkheuer. A dupla foi buscar nos vitrais das catedrais góticas referências de formas e cores para criar sua coleção.

Preto: essa foi a cor eleita pela Tessuti para falar da essência feminina, um contraponto entre a leveza e a rigidez, inspirada em rosas e na disciplina do balé clássico. A criadora Fafá Consenza, trouxe formas suaves e refinadas para a passarela. A pincelada de cor ficou com o vermelho, na homenagem da designer ao estilista italiano Valentino. Destaque para os longos de organza e as estampas digitais que dão a ilusão de um jacquard.

Maria Bonita Extra construiu sua coleção sobre o contraste entre tradição e contradição, misturando o rock com a realeza britânica. Com isso trouxe a mistura de tecidos nobres, como seda e lã pura com os casuais, como a malha de moleton. A flor-de-lis, símbolo da realeza, marcou as estampas da grife. Destaque para os chapéus e as calças de seda pura.

Mesmo com o calor de 38ºC, recorde do ano no Rio de Janeiro, a Cavendish nos fez sentir o Outono Europeu. Com um cenário caprichado, a marca inspirou-se nas imagens outonais para compor sua coleção. Com cortes britânicos, apresentou muita alfaiataria. Destaque para as capas e as calças amplas.

Victor Dzenk fechou a noite com um desfile show. Inspirado na cidade de Buenos Aires, o estilista promoveu uma “festa” regada a muito tango argentino. Vestidos fluidos e estamparias digitais exclusivas marcaram o último desfile da noite. Destaque para as meia-calças rendadas e os vestidos de Jersey.

Capital Fashion Week recebe pela primeira vez jornalistas do Herald Tribune e da revista Harpers Bazaar

Robb Young, editor de moda do Herold Tribune, principal jornal da Inglaterra e Romina Farias Pelayo, da Harpers Bazaar mexicana, desembarcam em Brasília na próxima semana especialmente para fazer a cobertura do Capital Fashion Week, que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto na cidade. A excêntrica Diane Pernet, criadora do blog francês Ashadedviewonfashion.com; a suíça Karin Bürki, representante do blog Playlust.net e Leonardo Davalos e Pedro Maal, editor e produtor da revista venezuelana Complot Magazine também chegam para o evento a convite do Programa Texbrasil, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que tem como objetivo promover a moda brasileira internacionalmente.

Também convidados pelo Programa, que desde 2008 apóio o Capital Fashion Week, Simona Martinez, editora da revista argentina Barzón, desembarca com o fotógrafo da publicação, Gustavo di Mario, para produção de um editorial de moda exclusivo em Brasília com as grifes que se apresentam no evento.

A participação de jornalistas internacionais no Capital Fashion Week faz parte do Projeto Imagem do Texbrasil, que visa promover a moda brasileira aos consumidores dos países onde o Texbrasil atua. “Desde o início do Programa, cerca de 769 jornalistas, de 71 países, vieram ao Brasil para participar das principais semanas de moda do País. Somente no primeiro semestre de 2009 o número chegou a 111 profissionais de 26 países”, informa Rafael Cervone Netto, diretor do Texbrasil.

Sobre o Texbrasil

Criado em 2000, pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Programa Texbrasil tem como missão apoiar e preparar as empresas do setor têxtil para apresentar e comercializar os produtos brasileiros no mercado internacional. Desde o seu lançamento, foram realizadas mais de 300 palestras de capacitação, 85 clínicas de produto e participação em mais de 200 eventos internacionais e rodadas de negócios. Para saber mais sobre o Texbrasil, acesse: www.abit.org.br/site/texbrasil

Fonte: ABIT

Saiba como foi a 7º Edição do Bom Retiro Fashion Business

O tradicional bairro do Bom Retiro, em São Paulo, apresentou, nos últimos dias 3 e 4 de agosto, a 7ª Edição do Bom Retiro Fashion Business, evento de moda que reuniu cerca de 8.000 pessoas, na Rua Ribeiro de Lima, para mostrar a Coleção Primavera-Verão 2009/2010 de suas lojas.

“Como as ruas são segmentadas, buscamos esse ano inovar trazendo, em dois desfiles diários, uma loja que representasse cada um dos segmentos, reunindo assim uma pequena amostra do potencial do bairro”, ressalta o vice-presidente da CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro, Nivaldo Cid Júnior. “Os desfiles exibiram as novidades em vestuário, acessórios, calçados e lingeries que irão abastecer as lojas e boutiques de todo o Brasil, ditando assim as tendências das próximas estações. Contamos com a participação de oito lojas, sendo que algumas representam diversas marcas. São elas: 101%, Birô, Companhia das Calcinhas, Gazzy, Guelt, Spot Shoes, Biquini Brasil e Moda em Atacado”, conclui Nivaldo.

Na passarela, a céu aberto, Lu Alckmin marcou presença entre os convidados. A loja Biquini Brasil trouxe a modelo Fernanda Martinelli para lançar uma nova grife, a “Biquini Brasil By Fernanda Martinelli”, com peças criadas especialmente para ela.

Para o lançamento de sua Coleção Primavera-Verão 2009/2010, a loja Guelt contou com a parceria da DJ e ex-BBB7 Analy Rosa. Além de participar dos desfiles, a DJ produziu um CD mixando o melhor da música eletrônica que será distribuído aos clientes que visitarem a loja para conferir os novos “looks” da grife.

“Estamos bastante satisfeitos com os resultados desse trabalho que atingiu plenamente as nossas expectativas na geração de novos negócios e aquecimento das vendas que cresceram em torno de 15% em relação a igual período de 2008. Divulgar a diversidade de peças e looks das grifes valoriza o que as marcas tem  de melhor mostrando assim a força do bairro, hoje visto com um grande pólo do comércio atacadista nacional”, declara Nivaldo.

Sobre o Bom Retiro Fashion Business – É um evento de moda já tradicional no bairro produzido duas vezes por ano, nos lançamentos das Coleções Outono/Inverno e Primavera/Verão, tendo como produtor Reginaldo Fonseca, da Cia. Paulista de Moda, e coordenação do Departamento de Marketing da CDL Bom Retiro.

Os números da Moda do Bom Retiro

1200 lojistas no bairro, sendo que 1000 são fabricantes;
Geração de 50 mil empregos diretos e 30 mil indiretos;
20 mil peças produzidas/mês por empresa;
70 mil pessoas circulando diariamente pelas ruas do Bom Retiro;
Média de seis novas peças criadas diariamente por grife;
60% das compras são realizadas por revendedoras de moda;
Recebe cerca de 30 ônibus por dia com compradores de outras regiões do país;
Movimenta cerca de 2 bilhões em negócios por ano;
Ruas setorizadas: confecção, calçados, acessórios, maquinários, aviamentos e tecidos.

Fonte:SG Assessoria e Comunicação

Fotos: Dorival Zucatto


Pátio Belém Fashion Days

As tendências e as novidades da moda são as grandes atrações dos três dias do maior evento de moda da região Norte e Nordeste do Brasil, o Pátio Belém Fashion Days. Realizado pelo Shopping Pátio Belém, o evento espera mais de 20 mil pessoas no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – no período de 11 a 13 de agosto.

Este ano, o evento terá a temática “MOVIMENTO”. Segundo o produtor do evento, Reginaldo Fonseca, o Fashion Days 2009 traz a proposta do movimento em seu mais amplo sentido. “Pretendemos movimentar as pessoas para moda, movimentar a própria moda e o mercado. Queremos mexer também com o movimento emocional e psicológico que a moda pode proporcionar”, explica.

No total, serão 25 desfiles exclusivos de marcas nacionais presentes no mix do Shopping, que trarão ao público paraense as tendências e novidades em suas coleções primavera/verão 2009-2010. Outros cinco desfiles irão combinar roupas e acessórios de diversas lojas do Pátio Belém e apresentarão possibilidades de looks com estilo e sofisticação.

Além de fomentar o mercado de moda na região, aproximando clientes e profissionais da área do que acontece no resto do País, o evento também é gerador de renda e emprego. Estima-se que mais de 300 possibilidades de empregos devem ser gerados durante os três dias de PBFD entre modelos, cabeleireiros, maquiadores, produtores de moda, técnicos além da equipe de apoio. Outro grande impacto na economia local fica a cargo da apresentação de variados produtos e marcas na área de convivência. Nesta área, será possível circular pelos lounges dos patrocinadores e outras marcas que apresentarão seus produtos e serviços, além de lançamentos exclusivos direto ao público consumidor. Ao todo serão 11 lounges no evento.

MEIO AMBIENTE – Como não poderia deixar de ser, o evento também terá a sua preocupação sócio-ambiental. Desde o ano passado, em parceria como uma empresa especializada, o evento procurou neutralizar toda a emissão de dióxido de carbono (CO2) emitida durante os três dias de desfiles, além da distribuição de sementes e plantação de mudas. A iniciativa se tornou exemplo e, este ano, o próprio Hangar fará a neutralização do carbono, que já vem sendo realizada em todos os eventos que o local sedia.

CELEBRIDADES – Para este ano estão confirmadas as presenças do ator Rodrigo Lombardi, o Raj da novela “Caminho das Índias”, o ator Roger Gobeth que começou na TV em Malhação, onde interpretava o personagem “Touro” na temporada de 1999. Seu último trabalho na televisão foi no ano passado, em “Chamas da Vida”, da Rede Record. Ainda no hall de atores que ficaram conhecidos ao fazer “Malhação”, estará presente o ator Max Fercondini, atualmente apresentador do Globo Ecologia que deve voltar às novelas ainda esse ano em “Viver a vida”, próxima novela das 21h. Guilherme Berenguer, o Ricardo da novela “Paraíso”, atual trama das 18h, também desfilará no evento. O garoto propaganda da rede de lojas C&A, Sebastian, também será uma das atrações e fechando o time de famosos, o repórter do Pânico na TV,Christian Pior, fará presença VIP e gravará matéria para o programa no evento. No ano passado, nomes como Sidney Sampaio, Sérgio Marone e Leilah Moreno desfilaram sua beleza e simpatia pela passarela do evento.

BELÉM FACES – Assim como nos grandes eventos de moda pelo Brasil e pelo mundo, onde eventos paralelos também atraem o interesse do público e ajudam a criar o clima fashion no ambiente, o Pátio Belém Fashion Days promoverá uma programação alternativa, paralela ao desfiles. Parte dessa programação acontecerá durante a grande final do concurso Belém Faces, concurso de beleza promovido pelo Shopping, que tem o objetivo de revelar novos talentos paraenses para o mundo da moda. O concurso começou em junho, onde centenas de jovens, entre moças e rapazes, passaram por uma seletiva que escolheu 15 candidatos para disputar a final durante o PBFD. Nesta final serão escolhidos o garoto e a garota ‘New Face’ que receberão ajuda profissional para despontar na carreira de modelo. O júri terá a presença do olheiro chinês Ling Chiao Tao, que já trabalhou com nomes de peso no mudo da moda como a super top model brasileira Gisele Bündchen, e ainda os atualmente atores Reynaldo Gianecchini e Paola Oliveira.

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