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Category Archives: Semana de Moda

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas que vão transformar o visual da brasileira, mas não faz a mínima ideia de quem são os profissionais encarregados de ajudar todo o projeto de criação junto às marcas? A gente veio explicar para você  quem comanda o processo nos bastidores e permite que a magia da beleza chegue até seu nécessaire.

Cosméticos e moda de mãos dadas nas passarelas

phytoervas-fashion-jum-nakao-1997

Desde que em 1994 foi realizado o primeiro grande desfile periódico de moda brasileira, o Phytoervas Fashion, patrocinado por uma indústria de cosméticos. Moda e cosméticos andam mais unidos do que a interdisciplinaridade de segmentos exige em um grande show, como são as semanas de moda em SP ou no Rio.

Modelos sempre foram maquiadas e penteadas por produtos cosméticos, assim como estrelas de cinema sempre receberam maquiagem especial para personagens diferentes e específicos. Mas o cinema não é ao vivo, em frente a um público criterioso, com luzes e efeitos especiais sob o corpo, mostrando cada detalhe numa passarela.

Nem modelos e designers de roupas necessariamente criam personagens. No entanto, a maquiagem, e também os cabelos, que incorporam na sua preparação uma série de produtos- de tratamento a coloração especial- se utilizam do elemento artístico. A criação de um estilo invariavelmente passa pela maquiagem, pela coloração das unhas, pela coloração e arrumação dos cabelos.

E se a moda se utiliza da indústria cosmética na preparação das modelos e com patrocínios de peso, como o da Phytoervas em 1994, ou da Natura, há onze edições (Primavera/ Verão- Outono/Inverno) patrocinadora máster do SPFW, o setor cosmético também se vale das criações e tendências da moda e de sua proximidade com a mídia. No caso da Natura também para reforçar seus valores e propostas junto ao público, em temas da SPFW como reciclagem e brasilidade.

Em sua participação neste ano, em sintonia com o tema brasilidade, a empresa se inspirou no movimento modernista brasileiro para homenagear a cultura do país e incentivar a livre expressão de beleza. Criou um espaço temático, onde os visitantes são convidados a expressar a sua beleza por meio da maquiagem.

Há várias outras empresas de cosméticos brasileiras ou que atuam no país que já associaram e associam sua marca à moda: a Risque (Niasi) em 2003 e 2004 apresentou sua coleção de esmaltes Primavera-Verão em parceria com Reinaldo Lourenço; a Close Up (Unilever), fechou 2005 uma parceria com a Zapping, marca de público jovem para o desfile da coleção verão 2006 do SPFW; O Boticário patrocinou em 2005 um concurso de estampas dentro do Amni Hot Spot, um desfile destinado à promoção e instrumentação de jovens estilistas e usou as estampas em embalagens de produtos, na decoração das lojas e no uniforme das consultoras.

A Impala já estabeleceu parcerias com as grifes Cavalera (2004), Zoomp (2005) e Neón (2007 e 2008), com a qual inclusive desenvolveu linhas de esmaltes. A Procter & Gamble patrocinou quanto edições dos desfiles do estilista Alexandre Herchcovitch e em uma nova coloração de sua marca Koleston. E ainda a Avon que nos últimos dois anos vem desenvolvendo perfumes com marcas de estilistas internacionais como Christian Lacroix e Ungaro para associar suas fragrâncias ao luxo além de torná-las mais acessíveis para o público B e C e a Phebo que em 2007 e 1008 lançou dois perfumes em parceria com a estilista Isabela Capeto.

A indústria cosmética ganha especialmente em contemporaneidade, ao associar-se à moda, um segmento volátil que determina tendências em cores e texturas a cada nova estação.

Algumas marcas internacionais de moda há décadas desenvolveram seu business em direção ao estilo de vida e associaram seus nomes a acessórios, perfumaria e cosméticos. Algumas delas têm seus nomes fortemente ligados ao segmento de cosméticos e de perfumaria, como Chanel, Givenchy, Guerlain, YSL, Donna Karan, Escada, etc. No Brasil a Fórum (grupo AMC Têxtil) fez uma tentativa terceirizada em perfumaria, como o perfume feminino Fórum distribuído pela importadora e distribuidora RR Perfumes. Agora já são três fragrâncias, uma delas distribuída internacionalmente. Mas este é um campo em que desfiles e eventos de moda estão sempre de mãos dadas com o setor cosmético e felizmente no Brasil há muito para ser desenvolvido, para a tranqüilidade e o deleite de seus empresários e criadores.

Aprenda os truques dos maquiadores do SPFW

Nossa equipe sempre invade  o backstage dos desfiles do São Paulo Fashion Week para desvendar os segredos por trás de cada pincel, potinho e dedos mágicos dos experts de beleza de cada temporada. Anotamos o que cada um possui de melhor como carta escondida nas mangas e dividimos com vocês todos os passos para uma maquiagem arrasadora.

 

 

Confira as imagens dos primeiros dias do SPFW

 Alexandre Herchovicht

Sexy, é assim que se pode definir a passarela de Herchovicht

Animale

Land Art na passarela da Animale

UMA

O mundo das pessoas  conectadas na passarela de Raquel Davidowicz

Ronaldo Fraga

E o muso mineiro faz todo mundo querer dormir de conchinha ao som de Jane e Herondy

Lilly Sarti

A dualidade sobe na passarela de Lilly Sarti

Você realmente sabe como pronunciar o nome de alguns designers da forma correta?

capa

As semanas de moda do hemisfério norte já começaram e durante os próximos meses a gente só vai ouvir falar nas novas tendências apresentadas pelo estilista X ou Y. E eis que quando você se pegar pensando e falando “Eu queria uma saia parecida com aquela da Givenchy!” vai sempre aparecer alguém da moda que insiste em corrigir sua pronuncia. Quando no fundo no fundo alguns nomes de grife são feitos exatamente para ser mal pronunciados. Afinal, como elas vão parecer caras e exclusivas sem que haja uma enorme quantidade de chatos corrigindo as pessoas normais pronunciam o nome do designer de forma incorreta?!hehe

Felizmente , ao contrário de muitas indústrias, por vezes, o mundo fashion tira sarro de si mesmo. Então, em homenagem a largada nas Semana da Modas, vamos mostrar um vídeo que ironiza os vídeos que ensinam esse tipo de coisa e mostra o quanto pode ser engraçado pessoas tentando pronunciar  corretamente os nomes de alguns designers. E, honestamente, quem é que pronuncia Louboutin corretamente?!

Veja a metamorfose que as modelos passam dentro de um backstage de moda

Certamente você já ouviu falar o quanto é corrida a rotina das modelos durante as semanas de moda. As garotas mal tem tempo para descansar e é um tal de por e tirar maquiagem pra lá e um estica e puxa cabelo pra cá que elas passam por verdadeiras metamorfoses dentro dos backstages dos desfiles. E entre um desfile e outro então! Nem se fala, parece que elas se transformam em milhares de mulheres no mesmo dia. A gente imagina que isso deva ser bem desgastante, afinal a pele, o cabelo são partes sensíveis do nosso corpo para tanta agressividade, mas como dizem por aí são “ossos do oficio”. E para você ter uma pequena noção de como é essa transformação instantânea, o fotógrafo Greg Kessler, conhecido por suas fotos dos bastidores das mais badaladas Fashion Weeks, registrou o antes e o depois de algumas modelos que trabalham nas semanas de moda internacionais, confira algumas dessas fotos na galeria:

Para acompanhar o resultado completo do trabalho de Greg, fique de olho no blog da NY Times.

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