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Cinco livros para pensar mais profundamente sobre a moda

mauricio teixeira carvalho

O Closet Online convidou alguns professores e profissionais de moda para recomendar livros para nossos leitores. Quem faz as indicações de hoje é o Maurício de Carvalho Teixeira é historiador pela Unicamp, tem doutorado em Letras (USP) e pós-doutorado na área de artes/música (USP/Fapesp). E atualmente é professor e orientador na Pós-Graduação e Graduação da Faculdade Paulista de Artes.

1. O espírito das roupas: a moda no século XIX. Gilda de Mello e Souza

O espírito das roupas a moda no século 19 Gilda de Mello e Souza
A professora Gilda era sobrinha de Mário de Andrade, foi criada e educada artisticamente na mesma casa em que viveu este modernista brasileiro. Só isso já colocaria a autora no centro do debate estético do século XX. Mas Gilda de Mello e Souza escreveu importantes estudos sobre a cultura brasileira e, nesse livro, toda sua força intelectual avalia os primórdios da moda no Brasil.

 

2. O sistema da moda. Roland Barthes.

O sistema da moda Roland Barthes
Não há como se pensar profundamente a respeito da moda sem Roland Barthes. E esse livro é o seu clássico. Ele traz reflexões extremamente interessantes a respeito do poder da imagem na moda e, sobretudo, o poder da palavra na moda. Uma roupa nunca mais é a mesma depois de ilustrada com um bom discurso a respeito de seu processo de criação e de seus efeitos estéticos.

3. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Gilles Lipovetsky.

imperio do efemero
Se fosse para escolher um só livro sobre moda, seria esse. Lipovetsky se tornou sinônimo de estudo de moda. Ele é o autor mais citado por qualquer um que queira escrever sobre o assunto. Este livro é uma leitura de referência e faz uma abordagem ampla, que tanto pode falar ao produtor e criador de moda, como ao intelectual que venha a se interessar pelo tema.

4. Moda, uma filosofia. Lars Svendsen.

Moda uma filosofia Lars Svendsen
Aproximar moda de filosofia não é tarefa fácil. Porém, Svendsen fez esse serviço por nós. Seu livro traz essa mistura entre moda e filosofia de duas maneiras: há momentos em que vemos como grandes filósofos abordaram a questão da moda e, em outras partes, o autor traz questões filosóficas para o ambiente da moda.

5. Klimt e a moda. Christian Brandstätter.

Klimt e a moda Christian Brandstätter
Gustav Klimt, o grande artista do fin-de-siècle vienense era também um homem de moda. E não só porque, em suas obras, o vestuário e os ornamentos apareciam de modo magnífico. Klimt auxiliava em vários projetos de criação de moda e na composição de vitrines, influenciando diretamente toda uma produção. Esse é um livro para pensarmos a moda verdadeiramente como uma das belas artes.

 

 

Arnold Classic Brasil supera as expectativas e pode se tornar principal local para realizações futuras do evento

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A primeira edição do evento Arnold Classic Brasil na América Latina realizada entre os dias 26 a 28 de abril no Centro de Convenções SULAMÉRICA, Rio de Janeiro superou todas as expectativas, ultrapassando o número de 15 mil visitantes por dia. O investimento inicial foi de R$ 6 milhões e a expectativa para o pós-feira é que as rodadas de negócios sejam de aproximadamente de R$ 60 milhões. O Pavilhão obteve sua área 100% ocupada por expositores.

 Durante a coletiva de imprensa, realizada sábado, Schwarzenegger declarou que o Rio de Janeiro é a capital do mundo no segmento esportivo, devido aos outros eventos que serão realizados, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Sete vezes campeão consecutivo da categoria de Bodybuilding, o eterno Exterminador do Futuro declarou que, aos 65 anos, pratica esporte 45 minutos todos os dias e ressaltou a importância de uma boa alimentação .

“Com esse evento quero passar para o público a motivação para uma vida saudável e a importância das escolas incentivarem crianças a terem essa disciplina, que poderão levar para o resto de suas vidas. No esporte as pessoas aprendem transformar seus sonhos em realidade”, diz , Schwarzenegger.

Também foi falado sobre o aumento da obesidade que não é mais restrita aos Estados Unidos, mas no mundo em geral. Ele conta que faz palestras sobre o assunto e que é um problema sério para eles na América, porém, não vê isso tão agravante por aqui. “Minha principal luta no momento é que no futuro todas as pessoas possam fazer mais exercícios com qualidade e uma boa estrutura.”

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Abrese lançou projeto esportivo no evento

Junto a isso foi lançado uma importante inciativa para o setor brasileiro de esportes. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços do Esporte (Abrese) desenvolveram o Projeto Setorial de Exportação “Brazilian Sports”, que teve como investimento inicial cerca de R$ 500 mil.

O objetivo é aumentar às exportações brasileiras, promover um incremento de 5% nas perspectivas de negócios das empresas participantes e capacita-las em diversas áreas.

O Projeto Brazilian Sports convidou jornalistas internacionais, para que eles vejam de perto o evento e conheçam melhor as empresas brasileiras e seus produtos. Os jornalistas confirmados pertencem as principais publicações do setor. São elas a Hardbody News, NPC News, Muscle & Fitness, Flex Magazine, Muscular Development, Muscle Mag International.

Por : Viviane Faver

 

Michael Kors irá lançar linha de cosméticos

No ano passado a Michael Kors foi eleita a marca mais pesquisada na internet, e em 2013 está planejando a reinar também no segmento da beleza. A  label está adicionando cosméticos e cremes para tratamento corporal em sua gama de produtos.

A linha de maquiagens é dividida em três coleções distintas: “Sexy”, “Sporty”, e “Glam”. Cada uma vai oferecer uma fragrância personalizada com batom, gloss, e dois esmaltes. “Eu acho que essas três coisas – “Sexy”, “Sporty”, e “Glam”- sempre foram o DNA da grife, e de uma forma estranha, a mulher Michael Kors  realmente tem essas três coisas “ disse o estilista ao site WWD.

Os preços variam entre US$ 24 (cerca de R$ 47) e R$ 60 (R$ 118). A novidade chega primeiro às lojas dos EUA, e depois terá distribuição mundial.

Retrospectiva de Clô Orozco

Clô Orozco nasceu em São Paulo no dia 23 de dezembro de 1950. Descendente de espanhóis e formada em sociologia, iniciou sua carreira de estilista no ano de 1977 em um ateliê na Rua Augusta, onde dividia seu tempo entre roupas e desenhos exclusivos que fazia para as clientes. No mesmo ano, casou-se com Renato Kherlakian, dono da marca de jeanswear Zoomp. A estilista se destacou, logo de início, por suas estampas, que utilizavam uma técnica artesanal feita com parafina derretida e pigmentos. Em 1978 abriu, em sociedade com a amiga Célia Costa do Couto, a loja multimarcas Splash, que já possuía uma linha de peças criadas por ela com a etiqueta Huis Clos.

Huis Clos é uma expressão idiomática francesa, também é título de uma peça de teatro do existencialista Jean-Paul Sartre, que traduzido livremente significa “portas fechadas” e define bem a personalidade da estilista.

Em 1980 Clô Orozco forma, ao lado de Gloria Coelho e seu marido Renato, o Núcleo Paulista de Moda, que começou a estabelecer o prêt-à-porter. Seis anos depois, transformou-se em Grupo São Paulo de Moda. Nos anos 1990 a estilista, com mais de dez anos de mercado, começa a frequentar a feira têxtil Première Vision. Em 1996 a marca passa a integrar o line up do extinto Morumbi Fashion, de Paulo Borges.

Em 1998 cria uma linha habillé, que leva na etiqueta seu próprio nome. Em 2001, mesmo ano em que o Morumbi Fashion passou a se chamar São Paulo Fashion Week, Clô lança a marca Maria Garcia com foco em coleções mais jovens e comerciais. Ela também foi responsável por levar seu talento a países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Líbano, Bélgica e Holanda.

A estilista, conhecida por criar roupas ousadas e elegantes, contemporâneas e atemporais, era um dos nomes mais influentes da moda brasileira e teve, em sua equipe, nomes como Walter Rodrigues, Camila Cutolo, Paula Marques e Sara Kawasaki.

Clô Orozco ficará registrada na história da moda do país por sua contribuição estética, inovadora e admirável estilo de vida.

Nova campanha da HOPE com Juliana Paes

 Mais uma vez, a HOPE Lingerie inova na forma de apresentar sua campanha ao grande público. Contos HOPE é um curta metragem dirigido por Marcelo Galvão, vencedor do Festival de Gramado, que tem como estrela principal a atriz e garota propaganda da marca Juliana Paes.

Com quatro minutos de duração, o filme conta uma divertida história que acontece dentro de um hotel. Juliana Paes vai até o corredor só de lingerie pegar gelo e fica presa do lado de fora. Muitas confusões acontecem enquanto tenta se esconder das pessoas e voltar para o quarto.

Produzido por uma renomada equipe, o vídeo mostra alguns dos principais produtos da HOPE.A foto da campanha, feita por Bob Wolfenson, é em formato de cartaz de cinema. Assista abaixo:

 

 

Swarovski busca público masculino

Made_With_Crystallized_Swarovski_ElementsPor meio da marca Crystallized Elements e parcerias com grifes asiáticas, a Swarovski está ampliando sua gama de produtos investindo no guarda-roupa masculino.

Isso mesmo, a famosa grife de cristais aplicou pedrarias em peças tradicionais masculinas como cintos, camisas, calças, camisetas, tênis e até gravatas-borboleta na pretensão de incentivar um novo uso para seus cristais.

A iniciativa surge em um bom momento, em que as coleções masculinas estão apresentando inspiração em peças e shapes habitualmente femininos, vide os homens de saia da Prada e os vestidos masculinos de João Pimenta. A influência promete revolucionar a forma do homem do século XXI e a Swarovski não quer perder esta oportunidade.

De acordo com Markus D. Lamp, vice-presidente da marca, o projeto faz parte de um plano de democratização da marca, ampliando o mercado, não mais focando apenas no luxo. No começo de 2010 haverá apresentações para varejistas dos EUA e da Europa para poder viabilizar efetivamente a idéia. Já está em andamento um estudo para projeto semelhante para as mulheres, enquanto isso, elas podem aguardar uma releitura do clássico vestido “pretinho básico” que já está confirmada.

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