Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Conheça a origem das fantasias mais tradicionais do carnaval

Pierrot, Arlequim e Colombina

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam água, ovos e farinha uma nas outras.

Pierrot, Arlequim e ColombinaEm países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a Colombina, o Pierrô e o Rei Momo, que também foram incorporados ao carnaval brasileiro, tem sua origem na europa.

A colombina é uma personagem que surgiu da commedia dell’arte, um gênero de teatro popular da Itália, durante o século XVI. Em geral, aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por arlequim, e amada em segredo pelo romântico pierrot.

O arlequim, por sua vez, é uma personagem da commedia dell’arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena.
No Brasil o personagem teve um grande papel na disseminação dos blocos carnavalescos de rua. O carnaval nordestino, principalmente o da Bahia e de Pernambuco, soube transferir o protótipo do bobo-da-corte para o artista brasileiro, malandro brincalhão cujas peripécias e aventuras sempre acabam prejudicando as pessoas que se relacionam com ele e, vez ou outra, resultam em lições de moral. No Carnaval, o arlequim procura pelas ruas encontrar seu par, a Colombina.

O pierrot também faz parte da Commedia dell’Arte, e seu caráter segue como de um palhaço triste que é apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas, rosto branco e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Pierrot também é apresentado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade.

Rei MomoOutro personagem que se tornou símbolo do carnaval é o Rei Momo, mas esse personagem tem sua origem na mitologia grega. Momo era uma das filhas que a deusa Nix (personificação da noite).
Já o Rei Momo parece ter surgido em Espanha, sob a forma de um boneco que era queimado, como forma de suavizar um costume antigo mais brutal, simbolizando a morte de Jesus Cristo propiciadora da sua ressurreição. Apesar de Momo ser uma mulher, na Roma antiga, o mais belo soldado era designado para representar a deusa e era coroado Rei. Durante os três dias da festividade, o soldado era tratado como a mais alta autoridade local, sendo o anfitrião de toda a orgia. Encerrada as comemorações, o “Rei Momo” era sacrificado no altar de Saturno. Posteriormente, passou-se a escolher o homem mais obeso da cidade, para servir de símbolo da fartura, do excesso e da extravagância.
Durante muito tempo o Rei Momo fez parte do Carnaval carioca, como de outros carnavais.

E você pode conferir a cobertura do Carnaval 2017 pelo R7

One Response to Conheça a origem das fantasias mais tradicionais do carnaval

  1. Pablo disse:

    Interessante as origens das fantasias. Antes não tinha nem ideia de onde vinham, na verdade nunca me pus a pensar sobre esse assunto. A origem do rei momo é talvez a mais assustadora e brutal. Claro que o significado hoje é de simpatia e festividade apenas, sem sacrifício ao final.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes