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Cosméticos e moda de mãos dadas nas passarelas

phytoervas-fashion-jum-nakao-1997

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Desde que em 1994 foi realizado o primeiro grande desfile periódico de moda brasileira, o Phytoervas Fashion, patrocinado por uma indústria de cosméticos. Moda e cosméticos andam mais unidos do que a interdisciplinaridade de segmentos exige em um grande show, como são as semanas de moda em SP ou no Rio.

Modelos sempre foram maquiadas e penteadas por produtos cosméticos, assim como estrelas de cinema sempre receberam maquiagem especial para personagens diferentes e específicos. Mas o cinema não é ao vivo, em frente a um público criterioso, com luzes e efeitos especiais sob o corpo, mostrando cada detalhe numa passarela.

Nem modelos e designers de roupas necessariamente criam personagens. No entanto, a maquiagem, e também os cabelos, que incorporam na sua preparação uma série de produtos- de tratamento a coloração especial- se utilizam do elemento artístico. A criação de um estilo invariavelmente passa pela maquiagem, pela coloração das unhas, pela coloração e arrumação dos cabelos.

E se a moda se utiliza da indústria cosmética na preparação das modelos e com patrocínios de peso, como o da Phytoervas em 1994, ou da Natura, há onze edições (Primavera/ Verão- Outono/Inverno) patrocinadora máster do SPFW, o setor cosmético também se vale das criações e tendências da moda e de sua proximidade com a mídia. No caso da Natura também para reforçar seus valores e propostas junto ao público, em temas da SPFW como reciclagem e brasilidade.

Em sua participação neste ano, em sintonia com o tema brasilidade, a empresa se inspirou no movimento modernista brasileiro para homenagear a cultura do país e incentivar a livre expressão de beleza. Criou um espaço temático, onde os visitantes são convidados a expressar a sua beleza por meio da maquiagem.

Há várias outras empresas de cosméticos brasileiras ou que atuam no país que já associaram e associam sua marca à moda: a Risque (Niasi) em 2003 e 2004 apresentou sua coleção de esmaltes Primavera-Verão em parceria com Reinaldo Lourenço; a Close Up (Unilever), fechou 2005 uma parceria com a Zapping, marca de público jovem para o desfile da coleção verão 2006 do SPFW; O Boticário patrocinou em 2005 um concurso de estampas dentro do Amni Hot Spot, um desfile destinado à promoção e instrumentação de jovens estilistas e usou as estampas em embalagens de produtos, na decoração das lojas e no uniforme das consultoras.

A Impala já estabeleceu parcerias com as grifes Cavalera (2004), Zoomp (2005) e Neón (2007 e 2008), com a qual inclusive desenvolveu linhas de esmaltes. A Procter & Gamble patrocinou quanto edições dos desfiles do estilista Alexandre Herchcovitch e em uma nova coloração de sua marca Koleston. E ainda a Avon que nos últimos dois anos vem desenvolvendo perfumes com marcas de estilistas internacionais como Christian Lacroix e Ungaro para associar suas fragrâncias ao luxo além de torná-las mais acessíveis para o público B e C e a Phebo que em 2007 e 1008 lançou dois perfumes em parceria com a estilista Isabela Capeto.

A indústria cosmética ganha especialmente em contemporaneidade, ao associar-se à moda, um segmento volátil que determina tendências em cores e texturas a cada nova estação.

Algumas marcas internacionais de moda há décadas desenvolveram seu business em direção ao estilo de vida e associaram seus nomes a acessórios, perfumaria e cosméticos. Algumas delas têm seus nomes fortemente ligados ao segmento de cosméticos e de perfumaria, como Chanel, Givenchy, Guerlain, YSL, Donna Karan, Escada, etc. No Brasil a Fórum (grupo AMC Têxtil) fez uma tentativa terceirizada em perfumaria, como o perfume feminino Fórum distribuído pela importadora e distribuidora RR Perfumes. Agora já são três fragrâncias, uma delas distribuída internacionalmente. Mas este é um campo em que desfiles e eventos de moda estão sempre de mãos dadas com o setor cosmético e felizmente no Brasil há muito para ser desenvolvido, para a tranqüilidade e o deleite de seus empresários e criadores.

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