Karl Lagerfeld assina coleção para Riachuelo

Karl Lagerfeld assina coleção para Riachuelo

Esse mês, abril de 2016, a Riachuelo lança a coleção Karl Lagerfeld para Riachuelo. Segunda parceria internacional da marca, a Mais »

3ªedição de Joialerismo Expo é dedicado ao mercado joalheiro acontece no Rio de Janeiro

3ªedição de Joialerismo Expo é dedicado ao mercado joalheiro acontece no Rio de Janeiro

 Joialerismo Expo é um encontro que busca facilitar as relações comerciais do mercado joalheiro do Rio de Janeiro com a Mais »

Dragão Pensando Moda 2016

Dragão Pensando Moda 2016

DPM – Dragão Pensando Moda é uma parceria do DFB com o Senac/CE. Nesta edição, o DFB traz cursos, oficinas, Mais »

Artista transforma as inocentes princesas da Disney em pin-ups

Artista transforma as inocentes princesas da Disney em pin-ups

Você já imaginou ver as encantadoras princesas da Disney sempre tão doces e  inocentes de uma forma mais sexy? Pois Mais »

Project Runway estreia nova temporada no E!

Project Runway estreia nova temporada no E!

Project Runway traz uma temporada fresquinha de corte e costura para os fãs. Com 14 episódios inéditos, o reality estreia sua nona Mais »

Conheça a origem das fantasias mais tradicionais do carnaval

Conheça a origem das fantasias mais tradicionais do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, Mais »

A ligação dos trajes típicos com a moda

religion-in-fashion

Trajes típicos  são roupas que exprimem uma identidade que geralmente diz respeito a uma área geográfica, mas também podem indicar status social, conjugal e/ou religioso.

Historicamente falando, sempre tiveram uma grande importância na religião, especialmente na Igreja Católica, onde o uniforme de cada membro do clero simboliza a sua importância dentro da igreja.  E como já explicamos aqui a importância das peças da batina à estolas são bastante interessantes. Na moda, algumas dessas peças têm sido usadas ​​como inspiração tanto literal como interpretativa para os designers.madonnaMadonna, um dos maiores ícones da moda transgressora da década de 1980 usava colares com cruzes, a cantora adorava brincar com o seu nome (que significa Maria em italiano). Entre os estilistas que já se apoiaram nessa inspiração temos Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy, Martin Margiela, o duo da Dolce & Gabbana,Jean-Charles De Castelbajac, J.W. Anderson, Valentino, Karla Spetic e Alexander McQueen.

E falando em McQueen, a grife tem em cada coleção a proposta de contar uma história. Quem acompanha os desfiles da marca é pego quase sempre por sentimentos de admiração ou espanto, medo ou terror.religion-in-fashionJean-Charles De Castelbajac, Alexander McQueen, J.W. Anderson, Valentino, and Karla Spetic

McQueen era conhecido por erigir, padrões normativos convencionais de beleza. Ele vestia as mulheres em roupas que destruía completamente as suas características. A misoginia  expressada em suas criações projetava nas mulheres uma espécie de armadura. E mostrava como as roupas estavam muito além da capacitação. Moda não é apenas sobre a pragmática, que não é apenas sobre vestibilidade. A moda é um veículo para transmitir ou expressar idéias complexas e conceitos complexos, mas também pode usar a moda como uma forma de desafiar os nossos limites do que nós pensamos como roupas e pensar em termos dos requisitos ou fundamentos de roupa. E é esse o conceito transmitidos pelos trajes típicos, sejam trajes da igreja, folclóricos, regionais ou quaisquer que sejam.

Na moda nacional vê-se muitas referências sobre “brasileiridades” que nada mais é que inspirações de trajes típicos regionais, que tanto temos pelo país que acaba formando um “DNA”das diferentes sociedades e culturas situadas no Brasil. Como bom exemplo dessas referências temo o desfile de Arnaldo Ventudo realizado em 2012, onde o estilista  levou para a passarela a imagem de Maria Bonita, Lampião e os cangaceiros do sertão.arnaldo ventura2012

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes