Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Preparação Carnaval: Terapia dos Líquidos

Preparação Carnaval: Terapia dos Líquidos

Há menos de um mês do carnaval bate aquele desespero para deixar o bronzeado em dia, se ainda não deu Mais »

Entenda como trabalha um Carnavalesco

Entenda como trabalha um Carnavalesco

No dicionário carnavalesco significa: Planejador e executor de desfiles de escola de samba e outras atividades carnavalescas. Na vida real Mais »

Conheça a origem das fantasias mais tradicionais do carnaval

Conheça a origem das fantasias mais tradicionais do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, Mais »

A nova Globeleza tem figurino assinado por Rita Comparato

A nova Globeleza tem figurino assinado por Rita Comparato

E depois de décadas a Rede Globo resolveu mudar, não só fugir da nudez feminina, perpetuando a objetificação do corpo Mais »

Topless: Um pudor que o Brasil deveria perder!

Captura de Tela 2014-02-20 às 15.05.07

Para quem não sabe,  naturismo significa um conjunto de princípios éticos e comportamentais que visam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de vive, onde seus adeptos possam defender a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes é claro.

 E esse tema certamente daria muito assunto para ser trabalhado dentro da moda, afinal o consumo exacerbado e desenfreado do mundo capitalista foge muito dos padrões de vida pregados pelos naturistas.

Não vamos abordar todas as questões que esse assunto engloba, afinal nem um enciclopédia daria conta de discutir com precisão cada um dos temas, mas quando lembramos do nudismo o tema nos fez repensar sobre uma grande hipocrisia contida em nossa cultura firmada em nome “moral e bons costumes” que carregamos de uma educação ultrapassada, a recriminação contra o topless .

toplessaco-na-praia-de-ipanemaRecentemente um grupo de mulheres organizou um “toplessaço” na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro para reivindicar a liberação da prática no país. O evento teve cerca de 8 mil pessoas confirmadas pelo Facebook, mas na hora do ato poucas tiveram coragem de tirar a parte de cima do biquíni.

Em alguma regiões da Europa, é comum mulheres tomando sol sem a parte superior do biquíni, e certamente crianças sem a parte superior do biquíni não é de causar espanto. Então porque a glândula mamaria ainda é vista de forma tão sexista, principalmente em um país tropical como o nosso, onde é normal ver mulheres seminuas em desfiles de carnaval, porque o simples ato de não usar a parte superior do biquíni na praia causa desconforto?!

O topless começou na década de 1960 e foi um dos primeiros sinais do feminismo e ainda hoje mostrar os seios continua sendo usado como forma de chamar a atenção na luta pelos direitos das mulheres, os protestos do grupo feminista Femen por exemplo ainda exerce a prática.

Captura de Tela 2014-02-20 às 15.05.07O fotografo Frederico Mendes registrou o primeiro topless do Brasil em 1972, também na praia de Ipanema. Frederico contou recentemente como foi feita a foto que teve uma grande repercussão na época.  E ainda hoje 42 anos depois um evento como o “toplessaço” citado acima causa espanto em nosso país. Será que não estamos presos em nome de uma moral onde tirar a parte de cima do biquíni é visto com maus olhos, mas aceita-se perfeitamente homens crescerem achando que tem o direito de distribuir cantadas para mulheres na rua? Então hoje resolvemos pedir apenas para que nossos leitores pensassem sobre o assunto, afinal um seio à mostra não tira o valor de nenhuma mulher.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes