Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Guia de museus de Moda

Metropolitan_Museum_of_Art

Quem se interessa por moda sabe que ela pode contar muito sobre a história do mundo, a cultura, etnia, costumes de um povo pode ser revelado e explicada apenas pela indumentária de cada era. Confira um pouco sobre os poucos museus dedicados a moda espalhados pelo mundo:

MoMuMoMu – Mode Museum localizado na Antuérpia, Bélgica. A cidade  que também abriga uma das escolas mais famosas do mundo, a Royal Academy of Fine Arts Antwerp, formou uma série de nomes avant-garde da Moda nos últimos anos. Nomes como Martin Margiela, Dries Van Noten e Ann Demeulemeester. O museu possui um acervo com mais de 25 mil itens, incluindo roupas, sapatos, acessórios e rendas, peças que datam do séc. XVI até os dias de hoje.

gallieraMusée Galliera – Localizado em Paris, França, o museu também conhecido como Museu da Moda de Paris, o Galliera, conta com um acervo de mais de 70 mil itens, peças que contam a história da França, do séc. XVIII aos dias de hoje. A construção que o abriga, é um charmoso palacete do séc.XIX, que pertenceu a Duquesa Galliera. O acervo inclui roupas de Maria Antonietta, Luis XVII, o famoso vestido Givenchy, usado por Audrey Hepburn em Bonequina de Luxo, e peças de estilistas como Balenciaga, Balmain, Dior, Fath, Fortuny, Poiret, Saint Laurent e Schiaparelli. A coleção de roupas íntimas também é riquíssima, inclui corsets e crinolinas. Uma variedade de joias, chapéus, leques, luvas, guarda-chuvas.

mudeMUDE – O Museu do Design e da Moda fica em Lisboa, Portugal. O acervo do museu possui mais de 1.200 peças de moda, incluindo roupas assinadas por Gaultier, Saint Laurent, Chanel, Vionnet, Mary Quant, Vivienne Westwood e Dior, inclusive da coleção New Look, de 1947. O acervo também inclui mobiliário e joias dos anos 1930 até as contemporâneas.

Museo_del_TrajeMuseo del Traje – O museu que fica em Madrid, Espanha conserva escassas, porém significativas peças dos séculos XVI e XVII, como um gibão feminino do final do séc. XVI. A coleção do século XVIII possui ótimos exemplares de trajes masculinos, como coletes, assim como uma rica coleção de casacas femininas. Do século XIX, há mais de 2.500 exemplares. No século XX, mais de 4 mil peças integram o acervo, incluindo nomes como Mariano Fortuny e seu famoso vestido “Delphos”. Do período esplendoroso da Alta-Costura, peças do mestre Balenciaga e desenhos de Pedro Rodriguez, Lino, Rosina, Natalio, Pertegaz e Elio Berhanyer, ajudam a contar a história da moda espanhola. O museu também possui uma importante coleção de indumentária tradicional popular da Espanha, com mais de 5.000 peças.

KCIThe Kyoto Costume Institute – O museu japones, acredita nas origens da moda, na influência dos trajes regionais no que somos e vestimos atualmente. Por isso, o Kyoto Institute parte, primeiramente, da análise e pesquisa de trajes tipicamente regionais, preservando inúmeros exemplares de diversas partes do mundo, ao longo dos séculos, além de documentos e outros itens relacionados a essa área de estudo. O museu também possui uma vasta coleção de estilistas japoneses consagrados, que firmaram o “japonismo” na Moda, como Yohji Yamamoto, Issey Miyake, Kenzo e Rei Kawakubo, incluindo 1.000 itens da Comme des Garçons. O acervo do Kyoto Institute vai do século XVII aos dias de hoje. E inclui muitos dos nomes que ajudaram a escrever a história da moda, como Dior e Chanel.

Victoria & Albert MuseumVictoria & Albert Museum – O museu localizado em Londres foi fundado em  1851, e seu acervo se divide entre artes decorativas, design, joalheria e moda, dentre outras categorias. A coleção de acessórios e trajes trazem peças do século XVII até a atualidade, com destaque à moda dos grandes centros europeus.

FIT MuseumFIT Museum – O Fashion Institute of Technology Museum que fica em Nova York, Estados Unidos, possui um coleção formada por 50.000 peças, do século XVIII até a atualidade, com ênfase na moda feminina contemporânea, e inclui ainda 15.000 acessórios.

entrada-museo-de-la-moeda-santiago-chileMuseo de la Moda – Localizado na cidade de Santiago, no Chile, o museu privado (o primeiro do tipo na América do Sul) tem mais de 8 mil peças em exibição – 500 delas pertencentes à mãe do proprietário, uma das socialites mais famosas de Santiago. Dá para ter uma boa ideia do que as pessoas vestiam dos séculos 17 ao 20. Há peças raras assinadas por Charles Worth, Balenciaga e Paul Poiret, além de roupas usadas por lendas de Hollywood, como Cary Grant, Marilyn Monroe e Joan Crawford.

Metropolitan_Museum_of_ArtMetropolitan Museum of Art – Fundado em 1870 em Nova York, o Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente Met, é certamente um dos maiores e melhores museus de arte do planeta. Dentro de seus acervos a parte que cabe a moda,o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art , é dedicado à história da moda e tem uma coleção com mais de 35 mil peças de vestuário.

Museu Histórico NacionalMuseu Histórico Nacional – Localizado no Rio de Janeiro e embora não seja um museu totalmente dedicado à moda, sua coleção é rica e expressiva. Por questões de conservação, as peças não são exibidas na exposição permanente.

 

2 Responses to Guia de museus de Moda

  1. Maísa disse:

    adorei seu artigo… tem mais um MUSEU de moda agora, em Canela-RS… sou gaúcha, mas ainda não fui até lá, mas tenho ouvido boas críticas dele. Abraço

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes