Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Resposta sobre “Moda para Deficientes Visuais”

cdc novos olhares

cdc novos olharesNa última semana a Casa de Criadores levou para sua passarela um desfile com foco nas “necessidades” dos deficientes visuais. E o assunto vem gerando certa polemica desde que a Folha Ilustrada publicou uma matéria intitulada “Jovens estilistas criam roupas para deficientes visuais” onde era exaltada as alterações feitas nas peças dos jovens estilistas a fim de  atender as supostas necessidades de quem possui deficiência visual, e em resposta a matéria publicada e a população em geral resolvemos dar voz à Everton de Oliveira, psicólogo de 24 anos que é deficiente visual, portanto conhece melhor que ninguém suas reais necessidades. Confira abaixo a carta na integra:

“Gostaria de manifestar o meu repúdio e descontentamento com a reportagem Jovens estilistas criam roupas para deficientes visuais’, publicada pelo caderno ilustrada da Folha de 07/06/2014.

Sou cego praticamente desde o nascimento – fui acometido de um descolamento de retina ao nascer, devido à prematuridade – e nunca precisei de ajuda para identificar o lado da frente e das costas de uma jaqueta, nem de bolsos enumerados para me lembrar aonde coloco minha carteira, celular ou chave.

Sou psicólogo, pós graduado em Recursos humanos além de músico e nunca, em toda minha vida acadêmica, profissional e social “fiz feio” quando se trata de roupas, sequer troquei as cores, mesmo antes dos smartphones, que já possuem aplicativos para identificar cores.

Creio que a criação de roupas específicas para cegos só aumenta a discriminação da qual somos vítimas, infelizmente quase que diariamente, já que este tipo de vestimenta nos diferencia, mais uma vez, da sociedade dita “normal”.

Não consigo acreditar que a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência apoiou este tipo de evento, que só nos faz sermos vistos ainda mais como “coitadinhos”, já que, na visão equivocada de alguns que leram esta reportagem, não sabemos identificar o lado das roupas, nem abotoar, por isso que precisamos de tecidos diferenciados e elásticos.

Acredito no desenho universal, onde tudo é igual para todos, onde há  acessibilidade para todos os públicos (como por exemplo a criação de rótulos em braile para diferenciar as cores das roupas, que são as mesmas que um vidente ou um surdo usam). “

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes