Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

O que você sabe sobre o jornalismo de moda?

jornalismo de moda

jornalismo de moda

A função de um jornalista, bem resumidamente, é a de entender e comunicar o que é de interesse do público. Para isto, o profissional deve estar bem preparado e permanecer em constante aperfeiçoamento.

No ramo da moda isto não é diferente. Para Ruth Joffily, em seu livro o jornalismo e produção de moda, a moda é um fenômeno cultural: “É um dos sensores de uma sociedade. Diz respeito ao estado de espírito, aspirações e costumes de uma população”. Então não podemos fazer feio ao ingressar no ramo, é preciso dedicação.

Nathália Fuzzaro, repórter da Vogue Brasil, define a função do jornalista nesta área da seguinte forma: “é preciso estar bem informado em todas as esferas e ler de tudo um pouco, de sites e Instagram a jornais e revistas concorrentes; é ser bem relacionado com o pessoal de relações públicas e assessores, com estilistas e designers, com outros jornalistas e correspondentes; é ser curioso sempre e acima de tudo; é ter o olhar atento e a cabeça aberta para perceber tendências de moda/comportamento e pensar em pautas criativas; é experimentar, ousar, criar; é pensar no leitor, no que ele gostaria de saber e no que é importante ele saber; é ser multitasking, poliglota, educado, flexível, multimídia; e é editar informações úteis em um universo que metralha notícias”.

Ou seja, é preciso estar bem preparado, ter foco e gostar do que faz. Mariana Belley, repórter de moda do Estado de S.Paulo, afirma que ser jornalista de moda “é se dedicar a pesquisar, apurar, se comprometer e passar a informação correta ao leitor.” E admite que é uma delícia poder mergulhar em duas paixões ao mesmo tempo: jornalismo e moda.

Mariana afirma que força de vontade é necessária para ingressar no setor. “Como em qualquer outra área, é preciso gostar muito do assunto, ter conhecimento, dedicação, persistência e se tiver contatos, ponto pra você!”

O profissional deve saber cobrir todas as áreas da moda, tanto as tendências, os critérios estéticos, os complexos industriais, a cadeia de funcionários, quanto o lado sócio-cultural que está por trás de tudo isso. “A sua formação, técnica e cultural, é a única arma de que dispõe contra a desvalorização que lhe é imposta.” Afirma Joffily.

Preparação

Apesar de ainda sofrer um pouco de preconceito, já vemos alguns cursos especializados no setor, o que demonstra que muita coisa já mudou. E como é preciso muito estudo, preparação e dedicação, o Closet Online separou algumas dicas de cursos para você.

A Faculdade Belas Artes disponibiliza curso de jornalismo de moda para internet.
A extensão em jornalismo de moda é oferecida pela Faculdade Santa Marcelina/SP e, também, pelo Senac/RJ.
A Escola São Paulo costuma disponibilizar cursos na área, como o curso moda masculina e jornalismo de moda: redação e estilo.

Nem tudo são flores

E para quem ainda acha que trabalhar com moda é tudo uma maravilha, Nathália adverte:É um trabalho delicioso, mas exaustivo muitas vezes. Para mim foi e ainda é um desafio manter a inteligência emocional e a saúde nos trinques, porque em época de fechamento temos que lidar com prazos curtos e com isso certa pressão/estresse, pouco sono, e algumas vezes almoçar/jantar na mesa de trabalho. No começo, foi difícil abrir mão de compromissos sociais e da vida pessoal – já faltei a enterro de parente, aniversário e formatura de amigas. Hoje sou bem resolvida quanto a isso, pois foi uma escolha que eu fiz e aprendi que em todo trabalho há prós e contras”.

 Por Carolina Pera

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes