Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Playback: Quando a Imagem está acima da Música

1202429_bruno-mars-fez-show-certinho-no-super-bowl

superbowl_2014_brunomars_650_32620

Semana passada, em nota oficial no site do Red Hot Chili Peppers, o baixista da banda, Flea, admitiu que a apresentação do grupo em parceria com Bruno Mars no Halftime Show do Superbowl foi Playback. Essa declaração decepcionou muitos fãs, e ressurgiu com a polêmica do playback. Essa prática denota ao artista o status de que não sabe tocar ou cantar sem auxílios externos. Dentro do universo do pop, a música em si não está lá sozinha para compor o espetáculo, ela normalmente vem em conjunto com a imagem do artista, isto é, efeitos de luz, cenografia impecável, figurino exuberante, performaces surpreendentes e dança. Essa composição visual de um show pop é o que acaba enlouquecendo os fãs e engrandecendo o artista desse ritmo. Dentre os  inúmeros artistas pop que já usaram esse recurso estão Justin Bieber, Beyoncé, Ashlee Simpson, Britney Spears e Jennifer Hudson.

Porém, a questão levantada é: o Red Hot não é uma banda que vive as custas de sua imagem, apesar de ser um show bem produzido, o que chama a atenção do público da banda é a qualidade real de seus músicos, e não as sensações visuais produzidas no espetáculo. Mas a partir do momento que a banda se junta com uma figura master pop, como é o Bruno Mars, o grupo parece perder sua característica mais marcante (qualidade acústica) para se render a nova ordem que rege a música no contexto atual: imagem acima de tudo. Sob o pretexto de que a organização do SuperBowl exige uma apresentação a prova de erros.

1202429_bruno-mars-fez-show-certinho-no-super-bowl

É engraçado notar como ao longo dos anos a imagem tem se tornado cada vez mais importante no mundo e Design, Moda, Arquitetura, Artes, etc, passaram a ser assuntos de interesse coletivo. O ser humano cada dia que passa se torna um ser mais visual. E ao mesmo tempo que amamos a imagem, também somos bombardeados de imagens o dia todo e estamos nos tornando escravo dela. É importante darmos valor a imagem e as sensações visuais provocadas, mas será que não estamos dando atenção demais a isso e esquecendo da música e os nossos outros sentidos?

A indústria musical sempre andou aliada a Moda, os estilistas e figurinistas se beneficiam muito da música para criar, em conjunto com a produção dos artistas, um espetáculo completo: que agrade nossos olhos e ouvidos, e assim a experiência de entretenimento é mais rica. Mas a partir do momento que um dos aspectos é esquecido, quem perde é o público, e obviamente, a parte esquecida vai se enfraquecendo e perdendo espaço. Não podemos compactuar com bandas fora do universo pop que estão ali para vender apenas o show visual e um idéia de “lifestyle”, para isso temos desfiles de Moda com trilhas sonoras, igualmente pré-gravadas. Um show de música, a imagem vem aliada, mas o protagonista deve sempre ser a música, e não a coadjuvante.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes