Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Você sabe o que é uma “Drag Queen”? Entenda como elas surgiram e sua importância cultural

priscilla

Drag Queens são artistas performáticos que se travestem com um intuito profissional/artístico.  Normalmente chamamos de drag o homem que se veste com roupas femininas para fins de entretenimento.

Mais até aí, homens se vestirem como mulheres não é nenhuma novidade. Esse costume começou há muito tempo atrás em um cenário teatral, onde  homens representavam a figura feminina, já que as próprias mulheres eram proibidas de se apresentar nos palcos. Um exemplo moderno desse fenômeno pode ser visto no filme “Shakespeare Apaixonado” , que mostra homens no palco vestidos como mulheres.

shakespeare-Samuel Barnett as Queen ElizabethCena onde o ator Samuel Barnett  interpreta um ator de teatro que faz o papel  da Rainha Elizabeth em uma das peças.

A diferença das Drag Queens é que elas trabalham com exagero da caricatura feminina para representarem seus personagens.

É preciso ter muito cuidado com a etimologia do termo, pois ao contrário do quo muita gente pensa, Drag Queen é diferente de travestismo, enquanto a primeira exacerbe as características femininas apenas para um trabalho artístico a travesti transforma seu corpo com hormônios e próteses, vive como mulher, ou seja  vai além do cross-dressing.

E se procurarmos a etimologia de Drag no dicionário, vamos encontrar o seguinte significado: Roupa própria de pessoas de um sexo, usada por pessoas de outro. E a de “drag” associação ao termo “Queen” , vem desde o século XVIII, no início era uma forma pejorativa para descrever homossexuais, mas hoje a palavra conquistou um sentido mais positivo.

As drag queens de que falamos hoje começaram a surgir (especialmente nos EUA) nos anos 1950 e 60. No entanto, tiveram seu boom somente durante os anos 1980 e 90, coincidentemente, na época em que a cultura gay começou a se desenvolver. Na década de 1950 e 60 as Drags ainda eram muito subterrâneas e até criminalizadas.

E foi através do filme australiano “Priscilla a Rainha do Deserto”, de 1994, que o estilo foi popularizado. Hoje temos grandes nomes na cena e até um reality show de sucesso que busca descobrir grandes estrelas drags. O programa chamado RuPaul Drag Race, que já está indo para sua sexta temporada e é apresentado por RuPaul  uma das maiores celebridades Drags que surgiu durante os anos 1990.

priscilla - rupaulCena do filme  “Priscilla a Rainha do Deserto” (dir.); Abertura do programa de tv americano, RuPaul Drag Race (esq.); 

Citado pela revista People como a Drag Queen do século, outra grande figura importante para esse nicho é o artista Harris Glenn Milstead , mais conhecido pelo seu nome artístico: Divine. Harris era um ator e cantor americano que geralmente interpretava papéis onde ele se vestia de mulher e levou o estilo drag para sua carreira musical. O performista ficou muito conhecido durante os anos 1980 pelos filmes Pink Flamingos , Female Trouble , Polyester e Hairspray

divineDivine como Babs Johnson – Pink Flamingos 1972 (dir.); Divine como Edna – Hairspray 1988 (esq.);

Mas voltando ao Brasil algumas divas ficaram tão conhecidas e íntimas do público que viraram celebridades e presença indispensável eventos sociais (principalmente em São Paulo, palco da maior Parada Gay do planeta), afinal, essas personagens coloridas e enigmáticas instigam o imaginário tanto do público homo quanto do hétero. E se elas circulam pelo melhores eventos, é claro que não faltariam aos eventos de moda. Algumas nomes como Salete Campari, Marcia Pantera, Bianca Exótica e Marcelona são figurinhas carimbadas na primeira fila de desfiles de moda, sobrando espaço até mesmo para a cena mais jovem como Samantha Banks e o Trio Milano formado por Amanda Sparks, Penelopy Jean e Tiffany Bradshaw.

E o motivo delas serem convidadas para prestigiar esses eventos é que alguns estilistas tem uma relação bem estreita com as drags como é o caso de Alexandre Herchcovitch, que no ínicio da carreira vestia Drag Queens. Walério Araújo (que já se montou algumas vezes) é outro nome que tem o universo drag completamente vinculado ao seu trabalho, tendo até usado o mote como inspiração para uma de suas coleções.

ah awAlexandre fazendo os ajustes na roupa criada especialmente para Márcia Pantera no seu desfile de inverno 1994  (dir.); Walério Araújo posa com roupas femininas para as lentes de Paschoal Rodriguez (esq.); 

One Response to Você sabe o que é uma “Drag Queen”? Entenda como elas surgiram e sua importância cultural

  1. […] Você sabe o que é uma “Drag Queen”? Entenda como elas surgiram e sua importância cultural, acesse no link: http://closetonline.com.br/voce-sabe-o-que-e-uma-drag-queen-entenda-como-elas-surgiram-e-sua-importa… […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes