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Bossa Nova e sua influência na Moda

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bossanova2Nascido na Zona Sul carioca, a Bossa Nova foi um movimento musical iniciado por Vinícius de Moraes e Tom Jobim ao final da década de 1950, mesclando influências de jazz e samba. Em letras de conteúdo leve e sem compromisso, como a descrição da beleza de uma mulher ou histórias de amor, a Bossa Nova inseriu na cultura da época uma dose de sensualidade e leveza. Mesmo com a tensão conservadora daquele contexto.

A Moda, naquele período, vivia influências do New Look de Dior, que era pautado em cintura marcada, saia godê, redonda e ampla. As mulheres saiam do luto da II Guerra Mundial e começavam a celebrar a sua feminilidade e sensualidade. Esse tendência mundial, no Brasil, graças a nossas altas temperaturas, se traduziu em tecidos leves e finos, como algodão.

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Junto com a Bossa Nova, o Rio se tornava uma cidade mais elegante, recebia muitas referências aristocráticas vindas da Europa e unia a silhueta feminina ao charme arrebatador da mulher carioca. Esse charme era exaltado nas músicas, como o grande clássico do movimento Garota de Ipanema.

Além dessas características, a Moda estava muito em alta, foi nessa época que ocorreu a criação da Fenit, o primeiro salão de Moda Brasileiro conjugando matérias-primas, maquinários e roupas. E foi também o surgimento de Boutiques como a Daslu e o conceito de grife.

Reforçando a tendência das curvas e da mulher fatal, as silhuetas eram muito inspiradas nas estrelas de Hollywood. Além do inicio do uso do biquíni, as mulheres costumavam desfilar tailleurs bem talhados, vestidos chemisiers, saia lápis ou godê, blusas brancas com jabôs, rendas e nervuras, chapéus de abas generosas em crinol, bolsas de crocodilos, jóias de ouro com pedras preciosas coloridas e vestidinho floridos de algodão. Tudo isso com um espírito juvenil, uma atitude jovem aliada a bronzeado, e um estilo moderno e atraente.

Na intimidade, começou uma preocupação maior com as lingeries, agora elegantes e luxuosas, de materiais como seda pura e cetim.

É comum as marcas buscarem na Bossa Nova referencias para suas coleções novas, as que fizeram isso mais recentemente foram a Paola Robba (na temporada de Verão 2011):

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E a Forum (na temporada de Verão 2014):

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