Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Conheça os maquiadores oficiais das marcas brasileiras de maquiagem

Você chega nas lojas e encontra aquelas maquiagens lindas, em coleções magníficas, com a escolha perfeita dos tons e texturas Mais »

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

HAIR BRASIL chega a 16ª edição apresentando novidades de 900 marcas expositoras e com 200 eventos educacionais

A 16ª edição da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética acontece de 21 a 24 de Mais »

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Diversidade cultural: Conheça as diferentes festas de carnaval do país

Estamos a pouquíssimo tempo de iniciar o carnaval (os mais adiantados já estão caindo na folia) e se tratando da Mais »

#Teste: Quem é você no Carnaval?

#Teste: Quem é você no Carnaval?

Chegando o carnaval, e os preparativos parecem infinitos. Entre os mais imprescindíveis, paira a dúvida: qual fantasia tem mais a Mais »

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Fantasia de Carnaval: Faça Você Mesmo

Estamos há uma semana do feriado mais alegre do ano! E pra você que cansou de comprar fantasia e quer Mais »

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Confira uma lista com 11 itens indispensáveis para o carnaval

Esse ano a nossa equipe resolveu caprichar nas dicas para a galera aproveitar o carnaval cheio de estilo. E como Mais »

Extremismos da beleza

extremismos da beleza

extremismos da belezaDe acordo com Eurípides (século V a.C.) “Belo é o que é sempre desejável”. Antigamente acreditava-se que a beleza se exprime na harmonia do cosmo, na poesia , no encanto, na escultura, na apropriada medida e simetria das partes. Mas qual é a ideia de beleza nos dias de hoje e até que ponto a busca pela beleza extrema faz bem as pessoas?

Sabemos que os meios de comunicação  repropõem  um ideal estético difundido pela massa onde as pessoas são tolerantes aos padrões politeísta da beleza. E sabemos ainda que é comum nos enquadrarmos a esses padrões. O historiador Umberto Eco,  relata em seu livro “A História da Beleza” o contraste criado pelo consumo da beleza. Ele fala de um cenário comum da contemporaneidade  que é ver pessoas que visitam exposições de vanguarda, e usufruem de uma arte “incompreensível” são as mesmas que se vestem e se comportam de acordo com a moda, ou seja, seguem os ideias de beleza propostos pelo consumo comercial, aquele contra os quais a arte das vanguardas lutou  durante mais de cinquenta anos.

Durante boa parte da história da indumentária relatasse os exageros cometidos principalmente por mulheres para se enquadrarem num padrão de beleza comum de sua época. Dos corpetes e espartilhos usados para o afunilamento da cintura até as gueixas que enfaixavam seus pés forçando-os a caber em sapatos muito menores que os seus pés. Hoje existem cirurgias, e tratamentos clínicos para tornar mais fácil essas intervenções. Quanto a esses processos, muitos estudos e pesquisas mostram os prós e os contras de ambos os lados e enquanto isso nós como telespectadores assistimos os desencadeamentos de “febres” em busca do corpo “perfeito”. A mais atual é a barriga negativa, uma estética de corpo em que os ossos do quadril ficam mais saltados que o abdômen, popularizada pela modelo sul-africana Candice Swanepoel.

swanepoel barriga negativa

De um lado o modelo de físico levanta questões como distúrbios alimentares que preocupam a população e causam indignação. De outro é fonte de inspiração para muitas meninas, que para atingir o “corpo ideal da vez” passam a se alimentar melhor, incluem exercícios físicos em suas rotinas e como “recompensa” pelo esforço exibem suas barrigas zeradas em redes sociais.  Mas qual é a linha do equilíbrio entre a busca pela beleza e o exagero e extremismo desenfreado para atingir um ideal mutável a cada temporada? Qual será o corpo perfeito daqui um ano? E a saúde é levada em conta na hora de se ver no espelho? Parece que Vinicius tinha razão quando disse que beleza é fundamental.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Powered by WordPress | Thanks to YouTube to Mp3 Converter, free photo editor and WordPress 3.8 Themes