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O outro lado da obsessão infinita de Yayoi Kusama

Yayoi Kusama 02

Yayoi Kusama 02Nascida em 1929, Yayoi Kusama surpreende o público. Vivendo voluntariamente em uma instituição psiquiátrica desde 1977, a artista é dotada de uma visão singular e diferenciada sobre o mundo, com obras de caráter extremamente psicológico e único.
Desde 12 de outubro no CCBB RJ, acontece a primeira exposição panorâmica da artista no Brasil, produzida pelo instituto Tomie Ohtake em colaboração com seu próprio estúdio. Os destaques da exposição ficam por conta de suas instalações nas quais o público pode interagir e entender um pouco mais do universo peculiar da artista.
Rica em detalhes, a mostra exibe pouco da grande influência de Yayoi no universo da moda. Desde 1967 a artista começa a mesclar sua arte com rouparias, sendo pioneira no avant-gard japonês, presente na estética de designers como Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, da Comme des Garçons. A artista é mais um exemplo de que arte e moda se influenciam e servem de inspiração para diversas gerações.
Inicialmente através de happenings (arte performática) na cidade de Nova York, Yayoi apresentava suas inquietudes sociais, convocando as pessoas a participarem de performances em que a nudez dos participantes era coberta de bolinhas, ali diante do público. Seguindo esta linha, ela fez desfiles para exibir suas criações, que refletiam uma atitude aberta frente à liberdade sexual que surgia na época, e muitos de seus designs ficaram populares na década de 60.

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Assim como a sua arte, carregada de detalhes pessoais, suas peças de roupa seguiam a mesma linha, servindo muitas vezes para apresentar pontos de vista da artista, geralmente por sua estampa de bolas ou buracos em pontos estratégicos das peças. As bolas presentes não eram meramente decorativas, sempre dotadas de um significado particular para Yayoi, representando o universo e replicadas de maneira que se tornam “uma coisa só”.

 Desde vestidos para serem usados por duas pessoas, até roupas com buracos, estampas e detalhes inovadores, a artista vendeu em 400 lojas e boutiques pelos EUA, chegando a abrir na década de 60 uma loja pop-up chamada Kusama Corner na Bloomingdale´s.

imageEm Julho de 2013, a artista ficou novamente em voga estampando a capa da Vogue Brasil e através de sua capsule-collection com a Louis Vuitton, denominada Infinitely Kusama, que contava com roupas, sapatos, bolsas e acessórios com sua estampa de bolinhas – sua marca registrada. Com sete lojas temporárias nesta colaboração, as peças  uniam as silhuetas simples e minimalistas de Marc Jacobs com as bolinhas coloridas e instigantes de Yayoi, que passa a deter um novo lugar para expor seu trabalho e para que as pessoas o apreciem.

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Por Mariana Lustosa

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