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Como deixar um fotógrafo furioso no SPFW

fotografodemoda

As luzes apagaram. O speech já foi feito e o desfile vai começar. Muita gente pensa que é só sentar bonitinho nas poltronas que a semana de moda vai ficar na memória para sempre. NÃO! Os grandes responsáveis por eternizar tudo o que rola, na verdade, nem estão num setor tão confortável assim. Os fotógrafos são os grandes detentores do poder de alimentar o mercado da informação com imagens quentinhas de tudo o que rola no SPFW. Mas o que será que eles pensam de tudo isso? Será que estão cuidando bem dos nossos fotógrafos no São Paulo Fashion Week?

Para levantar uma lista de tudo o que tira os fotógrafos do sério, convidamos os queridos magos dos flashes Felipe Cotrim, Francisco Cepeda, Leonardo Franco e Paulo Eduardo Passos para uma conversa reveladora que vai acabar de uma vez com esse estresse.

O desfile vai começar em instantes! Se o aviso já arrepia a espinha de quem está na poltrona enumerada, com press kit nas mãos e todo sorridente, imagina o que sente o rapaz em pé no meio de um bando de marmanjo ansioso pelo clique perfeito antes da bateria acabar. A demora para começar os desfiles compromete a disposição daquele que vai capturar a melhor imagem das modelos na passarela e, consequentemente, fotos ruins não são o forte de uma boa matéria. “Os únicos fotógrafos que se beneficiam desta situação são aqueles encarregados de fazer a primeira fila”, completa Cepeda.

Dois corpos não ocupam o mesmo espaço: “O espaço comum do PIT é outro problema muito comentado pelos fotógrafos” no evento de moda mais esperado do país. E quem conta isso é o Francisco, que tem de tomar conta do seu material e não interferir no trabalho do colega ao lado nos PITs que diminuem de tamanho a cada temporada.

foto 2Francisco Cepeda

Ela não para nunca! Agora o aviso vai para os responsáveis pela coreografia na passarela e para os estilistas (os mais interessados em conteúdo na mídia). Optem por modelos posando no final da passarela, a chance de obter a foto perfeita é muito maior quando isso acontece. “É mais fácil conseguir a foto ideal quando existe um tempo para a sua captura”, esclarece Felipe na sala de imprensa. Sem contar as modelos que sempre são fotografas de olhos fechados.

foto 3Felipe Contrim

Fotografando as celebridades: A imagem de pessoas conhecidas assistindo aos desfiles é garantia de sucesso para quem organiza o evento, quem fotografa e quem escreve sobre ele. Mas erra quem pensa que a tranquilidade paira sobre as cabeças de quem estão em contato direto com a situação. “O trabalho requer agilidade e quanto mais rápidos formos, melhor”, desabafa Cotrim. Chato também é quando “uma pessoa de saco cheio não quer ser fotografada”, diz Franco. As pessoas públicas são o mote de muitas pautas e alguém tem de batalhar para conquistar uma foto.

foto 1
Leonardo Franco e

Jogo da memória: Além de correr pelo pavilhão à procura das estrelas, os homens com lentes poderosas nas mãos ainda tem que ter o nome na ponta da língua para passar para a redação. “Uma vez ficamos um tempão decifrando o nome do Walerio Araújo. Saiu até Waldemar”, brinca Eduardo.

foto 4 Paulo Eduardo Passos

E se arrependimento matasse: Cepeda contou que  se arrependeu de postar a foto de uma modelo francesa que caiu num desfile. “As fotos da queda estouraram em tantos lugares que eu fiquei com um peso por ter divulgado a cena!”. Quem disse que fotógrafo não tem coração?

A gente aproveita para dizer que somos solidários aos nossos colegas de trabalho que estão tendo seus equipamentos roubados a várias edições da maior semana de moda do país.

Douglas Guerra

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